fbpx

Utilização de dejetos: compostagem.

A compostagem é outra opção de baixo custo. Trata-se de um processo de digestão biológica, podendo ser aeróbico (com presença de oxigênio), anaeróbico (com ausência de oxigênio) ou misto. A partir dos dejetos gera-se o produto húmus, adubo orgânico de alto valor agrícola e comercial. Realizada pelo processo aeróbico, a compostagem é mais rápida e melhor conduzida, não produz mau cheiro nem a proliferação de moscas. Os principais tipos são em leiras, pilhas ou caixas de alvenaria.

Um manejo integrado dos dejetos poderá ser obtido a partir da reciclagem dos mesmos, por meio da utilização de biodigestores que requerem um investimento maior, mas se pagam facilmente devido a geração do biocombustível. Após serem diluídos em água, os dejetos, colocados no interior dos biodigestores, sofrerão o processo de fermentação promovido por bactérias que agem na ausência de oxigênio. Durante esse processo, ocorrerá no interior do biodigestor a transformação dos dejetos em biofertilizante com a liberação do biogás, que pode ser aproveitado na propriedade como combustível. Uma vantagem ecológica é que com a queima do gás ocorre a destruição do metano, muito agressivo para meio ambiente. Outro benefício é que o biofertilizante é um adubo orgânico de alta qualidade. Além, é claro, dos ganhos econômicos devido à redução de compra de energia.

Hoje em dia, as tecnologias implementadas nas propriedades rurais geralmente são escolhidas por sua eficiência e rentabilidade econômica. Entretanto, essas opções tecnológicas também devem levar em consideração os problemas ambientais causados pela atividade. A utilização adequada dos dejetos, nas pequenas e grandes propriedades rurais, é um grande passo para a atividade sustentável, trazendo ganhos relevantes para a atividade, aos trabalhadores rurais e ao meio ambiente.

Conteúdo adaptado.
Por Juliane Morais.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir chat
Como posso lhe ajudar?
Olá, tudo bem?
Se precisar de algo, estou aqui para lhe ajudar
Powered by