fbpx

(54) 3359-2506
(54) 9 9692-2764

Conheça o programa Metano Zero, um incentivo à produção de biogás!

Um dos grandes compromissos do Brasil com o resto do mundo está na meta de até 2030 reduzir em 30% as emissões de metano em relação aos níveis de 2020. Esse tipo de gás,  que é altamente prejudicial ao meio ambiente, tem sua principal fonte de emissão na decomposição de resíduos orgânicos, tanto urbanos quanto agrícolas.

Com o objetivo de auxiliar e incentivar a resolução deste problema, assim como reduzir o consumo de diesel fóssil, o Governo Federal lançou neste ano o programa Metano Zero, um incentivo à construção e uso dos biodigestores, para transformar produtores rurais e gestores de aterros sanitários em fornecedores de combustível e energias limpas e renováveis.

Essa iniciativa é de grande interesse tanto da parte dos produtores, que poderão dar o destino correto aos dejetos provenientes da produção animal, quanto do estado como um todo já que produtos orgânicos como fontes de biogás e biometano, são fontes de energia renovável permitindo a redução no custo de outros tipos de combustível.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, “O Brasil importa atualmente 30% do diesel que consome. O biometano poderá eliminar esta necessidade de importação em dez anos, o que é muito importante em termos de sustentabilidade e menos emissão de gás carbônico”

Para isso, linhas de crédito específicas e financiamentos são liberados para o desenvolvimento de atividades que incluem:

  • implantação de biodigestores;
  • implantação de sistema de purificação de biogás, produção e compressão de biometano;
  • criação de pontos e corredores verdes para abastecimento de veículos pesados movidos a biometano, tais como ônibus, caminhões e implementos agrícolas, contribuindo para a redução de gases de efeito estufa e para a melhoria da qualidade do ar;
  • implantação de tecnologias que permitam a utilização de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de emissões de gases de efeito estufa em motores de combustão interna de ciclo Otto ou diesel, atendidas as normas fixadas pelos órgãos competentes;
  • alavancagem da utilização ou desenvolvimento da tecnologia veicular;
  • desoneração tributária para infraestruturas relacionadas com projetos de biogás e biometano.

Uma grande oportunidade para os produtores que desejam aderir a essas atividades em suas propriedades!

Compartilhe:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
es_ESES

¿Quieres ser nuestro representante?

Buscamos representantes en todas las regiones. Si quieres ser nuestro representante, llena el formulario al costado y ¡nos comunicaremos contigo!

Datos para representación:

Veja nossos produtos em ação

Como posso lhe ajudar?